sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A mais novas

Um desabafo:
Estou aqui, frente a este computador, mais uma vez em luta com o Linux Educacional. Talvez ainda seja muito cedo para execrar definitivamente esse sistema que nos impuseram.Quem sabe se, com o passar do tempo, aprendendo mais profundamente como funciona esse trem, eu não venha a gostar dele? Uma das minhas indagações acerca da informatização de nossas escolas é essa: Como ensinar uma coisa que não se sabe? Como orientar alunos quanto ao uso de um sistema que não se aprendeu a manejar? Alguém tem a resposta? Posso dizer que o pouco que aprendi do Linux foi na marra. Foi, como se diz, "queimando as pestanas"; futucando a net à procura de tutoriais que me ensinassem o mínimo para poder trabalhar com os novos computadores. Alguém há de dizer"Ah! É o vício do Windows1" "É a síndrome da Microsoft". Mas e daí? Se não estou enganada, cursos de windows são bem mais fáceis de se encontrar. E podemos aprender mesmo sem cursinho, com uma dica daqui, outra dali, alguém que sabe um pouco ensina a quem não sabe nada e assim vai-se desbravando o sistema. Com o Linux não é assim. É difícil encontrar-se quem saiba alguma coisa para ensinar. O sistema parece ser um bicho-papão. Enquanto isso, a ordem é quebrar a cabeça para aprender. Mas enfim... tudo pela informatização. Que venha o LE.
Lais - OT do Ces Maria Dias


Dicas de leitura
Para quem gosta de jornalismo:

Crianças de Grozni
Um retrato da Tchetchênia de hoje. A guerra, a violência, a destruição dos sonhos de um povo que luta permanentemente por sua liberdade.
Autora: Asne Seierstad (a mesma de O livreiro de Cabul)

101 dias em Bagdá também de Asne Seierstad. O livro é uma crônica da ditadura de Saddam Hussein e da ocupação americana no Iraque. A autora consegue fazer do cotidiano da guerra uma narrativa humana. É muito bom!!


Para quem gosta de vídeos, esta é quentíssima :

Esta é para quem se animou com o fato de um brasileiro ter levado o prêmio de melhor vídeo produzido com um telefone celular no concurso promovido pela CNN: estão abertas até dia 24 de agosto as inscrições para a próxima edição do Cel.U.Cine, ...leia mais